Olá! tudo bem?

Aqui é L F Garcia e hoje eu vou falar para você quais são os maiores mitos da internet sobre aprendizagem que você encontra por aí!

Você já deve ter se deparado com alguma propaganda do tipo ” aprenda rápido” ou “aprenda fácil” enquanto estava procurando formas ou cursos de idiomas.

Você pode conseguir aprender rápido e fácil, mas vai depender do seu esforço, do tempo de estudo e da facilidade que você tem com a língua que quer aprender. Cada pessoa é de um jeito. As vezes o que serviu para mim, não serve para você, mas minha função aqui é te dar opções.

Pois bem, existem ciladas dentro desse mundo e eu vou te mostrar como evitar cair nelas e começar a aprender de verdade o idioma que você deseja.

O primeiro deles é bastante comum que são os Aplicativos!

Muitos deles prometem aprendizagem acessível e barata para aprender e fluência, mas não é bem assim que acontece.

Eles podem e devem ser usados, sim, como apoio de material de estudo e para exercícios principalmente de gramática, e só. Para fluência e pronúncia, geralmente deixam muito a desejar.

Os recursos de áudios são muito limitados, com frases simples e sem contexto. Porém, não estou falando dos aplicativos que estimulam o aprendizado pela conversação.

Esses, geralmente, conectam você com algum “tutor” do idioma que se pretende ensinar e as aulas/conversas são feitas ao vivo de modo online.

Esse tipo de aplicativo, foca mais em fluência e conversação e quase nada em escrita, leitura e etc. Que são os outros pilares do aprendizado.

Então uma dica é escolher bem qual usar baseado no seu objetivo de aprendizagem. Assim você não vai perder seu tempo estudando o que não se deseja.

Mais uma mentira bastante contada são os cursos de Aprenda Pelo Sono!

Tem muitos cursos que você para para ouvir enquanto dorme. Juro!!!

A proposta é que você aprenda de forma subliminar, quase como uma indução ao aprendizado enquanto dorme.

O problema é que sua mente não consegue focar em duas coisas ao mesmo tempo. Ou seja, enquanto você dorme, por mais que escute ruídos e barulhos (por isso que você pode acordar a noite assustado), não consegue se concentrar ao mesmo tempo que sua mente tenta relaxar. A aprendizagem precisa de atenção e foco.

Aí, quando você acorda, teoricamente era para absorver o que foi passado durante a noite e estudar de forma mais simples quando acordado.

Nem preciso dizer que não funciona e nem é tão simples assim!!!!

Outra grande mentira é a Fluência em 6 Meses!

Sério! Você já era fluente em português aos 6 meses de idade??

Você pode me responder: “Mas aos 6 meses eu não tinha o desenvolvimento cerebral que tenho hoje para aprender a falar”.

Concordo, mas em partes!

Por mais que você estude, todos os dias, o dia todo (o que é bem difícil para a maioria das pessoas), você até conseguirá um certo nível de prática e familiaridade com o vocabulário e gramática. Também poderá fazer intercambio, ou passar 6 meses numa região onde tenham nativos da língua que você quer aprender. Mas ser fluente de verdade num idioma demora muito mais que isso.

Para você ser considerado fluente em uma língua, você precisará reconhecer e conhecer os vários sotaques regionais, expressões e gírias usadas pelos nativos.

Seu vocabulário precisa ser vasto para poder conversar sobre qualquer assunto com qualquer pessoa da língua. E isso demanda tempo, e se você não está disposto a fazer um esforço na sua vida, não vai conseguir.

Mesmo assim, tem muito curso que vende essa ideia na internet. Prometem ensinar de forma rápida e sem esforço um idioma do zero a fluência em 6 meses. Você conseguirá com esses cursos, ter uma noção básica nesse período e começar a desenvolver suas habilidades de fala e compreensão. Mas fluência

Por isso não caia nessas ciladas!

A melhor maneira de aprender uma idioma de verdade é começar pelo básico e ir explorando o seu potencial a medida que vai evoluindo a sua curva de aprendizagem.

Agora, se mesmo assim, você se sente perdido por onde começar, não sabe mais o que fazer para iniciar de forma correta e definitiva seu processo, dá uma olhada nesse link que eu separei para você sobre aprender inglês: https://is.gd/aprendalinguas

Nele, você vai encontrar um material que vai servir de “bússola” para o seu desenvolvimento. A partir daí, poderá perceber o quanto já evoluiu e assim, conseguir ir mais longe.

Espero que tenha gostado das dicas de hoje. Comente!

E acompanhe nossas redes sociais para mais dicas e conteúdos!

Até a próxima!!